Parede Lousa – Faça você mesmo

Parede Lousa – Faça você mesmo

1Se tem uma unanimidade na decoração atualmente, ela atende pelo nome de Parede de Lousa. Qualquer projeto mais moderno sempre inclui esse recurso em algum canto da casa. Eu acho o efeito fantástico mas sempre vi alguns poréns: O pó do giz que se esparrama pra todo lado, com o tempo a parede fica muito manchada, não é prático pra anotar receita ou deixar recado. Mais fácil usar um pedaço de papel né?Pra mim a parede de lousa tem um valor mais estético que funcional. Eu acho interessante colocar um desenho legal ou algo que você possa deixar por ali até achar algo mais bacana pra colocar no lugar.

Uma parede lousa pra chamar de minha

Então juntei os prós e contras e fui caçar um lugar aqui em casa onde eu pudesse ter a minha parede e minhas “artes” ficassem lá sossegadass. A solução?  Hall de entrada. É um lugar onde não fico tanto tempo pra me incomodar com o pó do giz e também tem um espaço bom pra desenhar o que eu quiser. Definido o lugar, agora tinha o desafio da realização. Pintar tava fora de cogitação: “Você pode fazer o que quiser, mas quando for sair daqui, tem que deixar tudo do jeito que achou”, palavras da dona da casa. Fueeennnnnnn. Pois é meus queridos, sou mais um coitado que mora de aluguel e precisa se adaptar a essa triste realidade se quiser ter um canto mais ajeitado.

Tinta ou adesivo? Eis a questão!

Como eu acredito que tinta preta não seja algo muito fácil de cobrir depois, apelei mais uma vez pro bom e velho contact. Pois é, também serve pra isso. E tô pra dizer que o resultado é muito melhor. Primeiro porque é mais fácil, prático e rápido de aplicar. Segundo: só passar um pano molhado que tá novo de novo. Terceiro: quando me mudar dessa casa é só arrancar e dar uma mão de tinta cor de nada (igual tá lá hoje) e tá tudo certo.

Pra fazer é muito fácil:

Tire a medida da parede e compre papel contact suficiente para cobrir. No meu caso, um rolo de 10 metros de contact preto fosco foi suficiente. Pra aplicar, é só seguir o passo a passo que já mostrei aqui no blog várias vezes. Comece cortando tiras de contact na altura da parede deixando alguns centímetros sobrando pra dar o acabamento. Aplique normalmente (não precisa molhar com espuma) com o auxílio de um pano. Faça de cima pra baixo tomando o cuidado de sobrepor alguns centímetros da tira de contact sobre a que estiver embaixo pra evitar falhas.

2

Ao terminar,  passe o pano mais uma vez para garantir que não ficou bolhas retire o excesso de contact em cima e embaixo com um estilete. Repita o passo a passo até completar toda a parede.

 3

Depois de cobrir toda a parede, chegou a hora da diversão! Solte a imaginação e desenhe o que vier na cabeça. A dica é usar giz plastificado. Ele solta menos pó e a aderência é bem melhor. Quer fazer uma arte mais profissional? Imprima o que você quer fazer numa folha e desenhe uma tabela em cima. Depois é só reproduzir essa tabela numa escala maior na parede. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é muito legal. Saca só esses exemplos abaixo. São de uma moça muito fera chamada Dana Tanamachi:

 dana_akqa_03web Dana-Tanamachi-DIGITAL-TEMPLE-Magazine-6 uploaded-file-66008

Eu fiz uma versão meio capenga da marca do blog (é tão mais fácil no computador) e mais umas firulas, além de um recadinho pras visitas. Hehe. Acabei curtindo demais o resultado final e, principalmente a possibilidade de trocar quando me der na telha!

Veja também

Projeto home office: lousa + bancada

Parede lousa em vários ambientes da casa

4>> Você pode usar essa técnica onde quiser (geladeira, armário, bancada, quadro, sogra, etc.)

>> Nem precisa dizer que sai mais barato aplicar tinta né?

>> Não, eu não vou pintar a porta por motivos óbvios (aluguel, casa não é minha, etc.). Obrigado por não insistir.

Essa reforma do hall foi muito rápida. Pra complementar comprei uma luminária, coloquei uma planta que vai morrer jajá e criei mais uma luminária, mas isso é assunto pra outro post. Agora eu quero saber é se vocês curtiram e onde vão fazer sua lousa. Comenta aí vai…

133 thoughts on “Parede Lousa – Faça você mesmo

  1. Maiara

    adorei!! vou tentar fazer, mas no nosso caso será em um pilar do salão de jogos, voce acha que fica bom?

  2. Yaskara Ferreira

    a minha foi na porta da entrada, por dentro 🙂

  3. Rodrigo

    onde eu acho e quanto custa o contact?

  4. Carla Luz

    Gostei muito! Vou fazer com contact transparente e vou usar caneta pilot! Adorei! Adorei MESMO!

  5. Alina

    Amei!!! To correndo para uma kalunga agora!! Amei muito! Parabéns!!! E obrigada por compartilhar!!! Bjs

  6. Miguel Guedes

    O resultado ficou muito legal, curti de mais a ideia, parabéns! Você usou o giz direto no contact mesmo?

  7. Diego Jesus

    Muito boa a ideia vou fazer na parede do meu quarto!!!

    Ps.: Eu sí queria saber vc que fez o suporte para violão, se sim tem como postar tutoria para fazer, comprei um violão, mas tenho medo de deixar ele encostado no guardar roupas

  8. Marcia Regina Mathias

    Olá Edu! Eu amei a idéia de parede lousa e a sua está lindaaaa!!! Com certeza vou arrumar um cantinho aqui em casa pra fazer a minha! Eu conheci o seu blog a 2 dias atrás e estou amando! Com certeza virei te visitar todos os dias, pois é muito bacana acompanhar blogs com a qualidade do seu!

    Um forte abraço e parabéns!

  9. Janaina

    Gostei!!! Fiz do lado interno da porta de entrada do meu apto… ficou super legal, mas me atrapalhei em usar o contact todo de uma vez (qto maior, pior para manusear!) então cortei e apliquei por partes, pra mim foi mais tarde!!!! 🙂 Valeu!!!

  10. Josy

    existe alguma manha para contornar os interruptores e tomadas na parede?

    • Vini

      desparafuse, cole por baixo e parafuse de novo. 😉

  11. Rê Bastos

    Adorei, Eduardo! Farei o mesmo no meu home office, como um mural. Brigadão pela ideia!

  12. Maiara Santos

    Amei!!! O seu blog é viciante! Parabéns!

  13. Bruna Caldeira

    seu blog é ótimo! conheci a partir do casa aberta, parabéns pela criatividade, estou adorando ler o que já postou e vou acompanhar sempre!

  14. Felipe Alves

    Queria fazer algo menor, tipo uma lousa mesmo e ao invés de usar giz tem algum tipo de contact que pode usar aqueles canetões ? Ou é dificil/fica feio de apagar sempre?

  15. Victória M. M.

    Oiii, quero muito fazer na parede da minha sala!
    mas ela tem um grafiato cafonão (vi que a sua tbm não é muito lisinha), será que dá certo?

  16. Lucas Silveira Delfino

    Olá! Gostaria de saber se o contact pode ser aplicado sobre drywall e se fica dificil a remoção depois. Obrigado

  17. Bruna

    Adorei a ideia do papel contact…e inclusive, já comprei todo o material para fazer aqui em casa. 😀

  18. Bruna E. Rodrigo Cichelero

    Adorei sua parede, q fiz na minha tbm! E ficouuu linda! Adoro seu blog. parabéns!

  19. Erika

    Super curti!!!!rsrs o barato é que a maioria é mulher que comenta o blog… dicas legais para todos os gostos, néh!!! ^^

  20. Jessica

    posso perguntar uma coisa? a emenda entre uma parte e outra do contact não fica visível? Eu queria colar contact numa parede para parecer tinta mesmo, mas fico com medo das emendas ficarem feias.

    • Bárbara Ganança

      Também fiquei na dúvida e morrendo de medo rs

  21. Tatiane de Oliveira

    Fiz em casa ficou bem legal!! Valeu pela dica!!

  22. Nathalia Gomes da Costa

    Ah ficou lindo isso. Do contact para mim é uma nova dica. Bem mas o giz platificado fixa bem ? E depois da para apagar e escrever novamente?

  23. Jovil Helium Jr.

    Papel Contact… Do banheiro, passando pela cozinha até a Parede Lousa! Incrível as possibilidades. rs Fantástico o teu blog!!! Mais um fã aqui. hehe

  24. Fran Soares

    Olá, ao remover o papel contact depois não estraga a parede não neh??? Tipo descascar tals…

  25. Beatriz Rochido

    Nossa, adorei essa idéia. Estou procurando dicas para fazer no quarto da minha filha e essa idéia do giz plastificado por soltar menos pó me agradou muito!

  26. Vitor

    Uma dúvida, é melhor com tinta ou com contact?

  27. Cristiane

    kkkkkkkk Adorei o novo hall mas gostei ainda + das opções de onde podemos usar a técnica como “na sogra” kkk show de bola

  28. Renata Rodrigues

    Olá! Adorei todas as ideias do site, você tem muita criatividade e acho extremamente legal quando um homem resolve fazer todas essas coisas que você faz. Ficou incrível!! Mas tenho uma perguntinha, o Contact na parede gruda direitinho? Eu tenho o mesmo problema do apê alugado e fico na dúvida se quando for tirar, se isso não vai detonar a parede.. Da certinho mesmo? haha Até mais!! 🙂

    • Bárbara Ganança

      Também estou com medo de detonar a parede se precisar tirar =S

  29. De Soares

    Se eu sou a dona desse imóvel eu bem falava “Edu, não derrubando paredes, pode deitar e rolar!” 😀
    Duvido m-u-i-t-o que ela desfaça tudo que tu fez aí depois que vc for para um lugar maior. 😉

  30. Ivone

    Adorei a ideia!!! Vou comprar o material pra fazer na parede do meu quarto. Tenho só duas dúvidas: a divisão entre as tiras do papel contact não fica visível? Outra coisa, o que você usa para apagar os desenhos?? Muito obrigada, já virei fã do blog!

    • Eduardo Mendes

      Fica visivel sim, mas mto discreto. E afinal, quem vai prestar atenção nisso enquanto tem um desenhor incrível lá, n é mesmo? Pra apagar, é só passar pano úmido.

  31. Gracielle Barbosa Gomes

    Adoreeei a idéia! Quero fazer algo do tipo tem tempo!!! Parabéns pelo blog!!
    A tinta é uma opção melhor do que o contact? qual tipo de tinta?

  32. Jefferson Magalhães

    Edu, adorei tanto a ideia q to começando a colocar ela em prática, mas estou nas pesquisas dos materiais e tudo mais, e na procura do papel me deparei também com vinil fosco, você indica?! e outra coisa, testei o giz no contact, achei q ele sai muito fácil, testei em um pedaço pequeno, é assim mesmo?

  33. Aline Moraes

    adorei… sera q com o papel contact de outra cor fica legal tmb?

  34. Ana Paula Penkala

    encomendei o contact preto fosco e só vi que não era quando apliquei. não sei se por isso o giz não fica muito visível. fora a alternativa do giz líquido (desses em caneta), tens alguma dica de que tipo de coisa pode resolver isso ou que tipo de giz é melhor pra esses casos?

    • Ueda

      uma opção para o contact liso são as canetas para quadro branco ou transparências.

  35. fernanda bragion

    Muito bom seu post. Bom e divertido. Seu senso de humor é ótimo rss Sabe onde posso comprar o contact por metro?

  36. Lucas Gullo

    mto bom!! este tutorial e da parede com madeira eu farei mto em breve!!
    mto inspirador e barato! continue assim, no mundo real com a gente!!

  37. Nane Gady

    Amei o post! Obrigada!!! Vou fazer na sala!

  38. José Carlos Santana

    Massa! Fiquei na dúvida entre a lousa ou estampa…

  39. Elisângela Guanaira

    ameiiii.. quero fazer.. onde compro esse papel contact fosco?

  40. Natáia Barbosa

    Eu fiz e ficou ótimo, valeu a dica! 😉

  41. Cezar Augusto

    Fica muito legal, fiz em uma parede de meu apartamento tambem..

  42. Tatiane Lopez

    Fui na Kalunga e comprei o contact, mas quando cheguei em casa vi que era o opaco e não fosco, serve?

  43. Patricia

    Oi onde vc comprou a luminaria Welcome vermelha? Adorei

  44. Carolina Esmeraldo

    Moço, brigada mesmo! Fiz em um cantinho da parede do meu quarto e ficou super charmoso! Dei valor! 🙂

  45. Gabriele M. Furtado

    Comprei o con-tact para fazer na parede da minha cozinha!!!Estou com mais 3 ideias que tirei aqui do seu blog para por em pratica!!!

  46. Aline Macedo

    Simplesmente A-D-O-R-E-I não só isso mas o blog inteiro!!!!!

  47. karen marielly

    Nossa adorei o post, estou pesquisando o que fazer na parede da minha cozinha ja tem alguns diiass.. e com essa dica do papel, com certeza ja sei o que fazer agora kkkk vou correr atrás de tudo, e quanto aos desenhos ja estou tirando daqui algumas dicass haha
    parabéns pelo blog!
    beijosss

  48. Marcella Goulart

    No caso se eu quiser transformar apenas um quadro magnético em um quadro magnético-negro é mais viável o contact ou a tinta?

  49. Lais Herval

    vi esse post logo após pintar a parede do apt hahaha
    a pintura realmente dá mais trabalho, mais fizemos com uma tinta lavável com isso podemos passar um pano molhado e volta tudo ao normal =D
    Olha o resultado 😉
    @laisherval

  50. Kiko B.

    Realmente a ideia é ótima, ainda mais levando em consideração que futuramente a parede terá que voltar a ser branca. Apliquei o papel sem dificuldades e estamos curtindo muito o resultado…olha o meu filho em ação! Recomendo fazer!

    • 'Sandrinha Sws

      Kiko, vc poderia me passar seu email? Estou vendendo esse adesivo e adorei a foto, queria autorização p usar a imagem.

  51. Rodi

    Muito pratica a idéia mas aonde eu posso comprar esse contact ??

  52. Pingback: Parede lousa | Mundo Craft Atelie

  53. Marina Viabone

    Você sabe se eu posso aplicar alguma coisa depois (como o verniz) para que o desenho não saia?

  54. Lilian Dantas

    Ficou ótimo! Adorei! vou fazer uma lousa na parede do quarto das meninas para elas pararem de fazer arte nas paredes com giz de cera que é o ó para tirar!!!!

  55. Raphael

    Fiz em uma porta aqui em casa. Ótima dica.

  56. Cinthia

    ficouu top!! Onde achar esse contact lousa? Internet? site? Obrigada

      • Jean Pierre de Souza

        Edu, na Kalunga só encontrei o papel da Vulcan OPACO. Será que dá tbém? Teoricamente ele não diz ser FOSCO, queria saber se vc lembra se foi esse que utilizou. Se comprou lá na verdade foi pq eles só vendem Vulcan rs.

        • Eduardo Mendes

          É o próprio em pessoa, ops, em papel! hehehe Manda bala aí!

          • Jean Pierre de Souza

            Assim que tiver pronto postarei a foto aqui!! Rs primeira tem a mudança pra casa nova, que é a parte mais cansativa!!! 😀

  57. Douglas

    Estou interessado em fazer na parede do meu quarto, mas na mesma parede fica a televisão…faço na parede inteira ou não?

  58. Pingback: DIY: Lousa na parede | Accio Lumen

  59. Heitor

    Agora o mistério que ninguém sabe aqui nos comentários é como decidir entre tinta e papel contact quando ambos são permitidos, rsrs. Acho que o jeito é testar amostras.
    Parabéns pelo trabalho e pelo post!
    [ ]s

  60. Erica Cordeiro

    Muito bom!!!

  61. Luma Chiara

    Adorei! este material é muito bom ! Eu fiz também meu primeiro DIY com triangulos pretos!

  62. Ricardo Mesquita Jr.

    A sobreposição do contact fica boa? Não fica muito evidente não?

  63. Renata Santos

    Ficou massa! Quero no meu quarto 🙂

  64. joao

    Eu vi uma tinta transparente que vc passa e ai dá pra escrever com caneta daquelas de quadro branco, vê se você consegue fazer um desses também

  65. Pingback: Transformando o escritório | ser inquieto

  66. Ricardo Mesquita Jr.

    Fiz na minha casa. Olhem o resultado:

  67. Pingback: Parede preta - Futilmente FalandoFutilmente Falando

  68. Pingback: Você já ouviu falar em parede lousa? | Della Magazine

  69. Maria Luiza Duran

    Encontrei seu bolg hj e adorei muita dica bacana parabens! Mesmo sendo mulher sou o homem da casa adoro por a mão na massa e mudar a decoração rs. Em breve mostro o resultado

  70. Kleiton Bezerra da Silva

    Dahoríssima

  71. Pingback: Você já ouviu falar em parede lousa? | Lione Acacia

  72. Pingback: Decoração: Parede de Lousa – TPM Moderna

  73. Dora Corrêa

    Olá, encontrei seu blog por acaso, pesquisando como fazer um quadro lindo e barato…a idéia é fazer um “Quadro dos Sonhos”… aplicando a técnica da visão do PNL.. ameeeeiii a tua idéia… bem o que eu precisava, lindo, barato e super prático… Parabéns….
    Abraço..

  74. Bela Oliveira

    Amei a dica com contact, to alimentando essa a ideia para a parede do meu quarto, quero uma coisa bem descolada já que que divido o quarto com meu irmão. Mas a questão é justamente o pó do giz, ele é alérgico. Você conhece alguma caneta que eu possa ta usando pra substituir?? Ou alguma outra forma do giz n prejudicar a saúde dele?

  75. Eduardo Mendes

    No máximo vai descascar a pintura, mas nada que uma demão de tinta não resolva né? Abraço

  76. Pingback: Parede lousa? Saiba como usar giz na parede. – Clubedaseis

  77. Tatiane Oliveira

    To achando um máximo esse blog, pois além de ser de coisas que de FATO podem ser feitas, é de um morador de aluguel que sabe bem como as coisas funcionam! Parabéns pelo trabalho =)

  78. Talita Andrioli Medinilha

    Adorei a ideia ! Comprei uma casa nova e quero fazer uma mega lousa de 6,55 de largura por 1,2 de altura, mas ai o contact teria uma emenda (já que o rolo tem 0,45 de altura). Então fiquei preocupada se não atrapalha na hora de passar o giz na emenda, alguém já tesou isso?

  79. Lenna Maria

    Fica muiiito bom <3 o hall de vocês ta mil vezes melhor.. arrasaram

  80. Rick Oliveira

    Hoje tem as meninas da FIZCOMGIZ aqui de Campinas, procura no Insta e vê as maravilhas que elas fazem.

  81. Pingback: Como transformar parede numa lousa – Baby Dicas

  82. Gabriel

    Alguém sabe me falar como foi feito o preparo da parede para a aplicação do contact?

  83. Amanda Dias

    Melhor dica ♥

  84. Pingback: DIY: Parede Lousa + Inspirações #customizandomeucantinho — Maria Gabriela

  85. Eva Beatriz Holland

    Pra quem tem a possibilidade de usar qualquer um dos dois… tinta ou contact, qual é o melhor? (em relação à preço, durabilidade, praticidade pra colocar e tirar…)
    A casa é própria e a área que quero pintar é grande. Estava disposta a colocar tinta mas já prevejo a meleca que vou fazer pra pintar e o quanto de palavrões vou falar caso queira tirar no futuro…

    • Eduardo Mendes

      Contact é mais barato, a tinta dura mais e é mais prática!

      • Eva Beatriz Holland

        Eu só acredito… (vendoo)
        Duvido que exita algo mais prático que o contact haha
        Mas ok, obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog 🙂

  86. Aline Araújo

    Gostaria de saber se há diferença na aderencia do giz, pois me parece que no contact se mal encostar ja vai borrar e na parede com tinta não tanto.

  87. isadora

    muito bom

  88. Juliana

    Rola por cima de cerâmica? O giz desmancha o papel a partir de muitas apagadas ou só uma apagada e fu…?

  89. Pingback: 5 ideias baratas para repaginar a sua república | Integraê

  90. tania barros

    Me apaixonei de primeira por vc aquariano igual eu !!! muitas dicas espetaculares …vc é 10 nadaaa …vc é 1000000 !!!

  91. Cintia Araujo

    Lindo!!!! Nem pintaria a porta msm rsrs acho que está mto lindo assim msm. Amei o cachorrinho esperando na porta…

  92. Tatianna Pereira

    Oi Eduardo, adorei o blog. Sei que essa postagem já faz um bom tempo, mas gostaria de saber sobre as “emendas” do papel contact. Ficam muito aparentes? Fica feio?
    Obrigada

  93. Aymara

    O que seria giz plastificado? Moro no Rio, fui em umas 5 papelarias e ninguém sabe pra que é. Rs

  94. Heloisa Real Gallinari

    Gente, sou de Belo Horizonte, Minas Gerais e preciso de alguém que escreva em uma parede da minha pizzaria que está para ser inaugurada. Na realidade, é um elevador de carga que foi todo fechado com aço galvanizado, ou seja, virou uma coluna alta de aço. Essa coluna será pintada de preto para esse profissional escrever nessa parede toda. Já coloquei no google e não achei resposta alguma sobre chalkboard aqui em BH. Alguém sabe?

  95. Pingback: Homepage

  96. LUCIANE

    tire minha duvida por favor… eu gostaria de passar tinta dourada no contact isso pode?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Youtube

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Pinterest


Facebook